segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Tuga-a-billy















Falar da "cena Rockabilly" em Portugal pode parecer falar de uma coisa que quase não existe. Estão bem escondidos, mas "andam por aí". Na verdade, em Portugal existem várias bandas que se dedicam ao "Rockabilly tradicional" bem como a géneros decorrentes, ou emergentes, ou influenciados.

Se falarmos de uma "Rockabilly tradicional band", penso que o melhor exemplo são os "Mean Devils", do Porto e os "Texabilly Rockets" de Lisboa. Mas quando divagamos um pouco mais vamos conhecendo bandas como "Capitão Fantasma" ou "dr.Frankenstein" que tocam uma versão mais "Psycho" da coisa (um dia destes logo me dedico a "dissecar" os géneros para os mais curiosos, porém menos entendidos, que por aqui passem). Depois temos ainda outras "viagens" como a já histórica banda "the Lucky Duckys", uma banda de covers de Elvis e outros hits mais comerciais da década de 50 e 60. Têm o seu mérito na divulgação, mas curiosamente são um pouco postos "à margem" pelos puristas, pela chamada "comunidade Rocjabilly". Por último temos bandas de inspiração como é o caso de Wray Gunn, que abraçam vários estilos ainda que seja notória a sua grande infuência do Rockabilly na génese (até na génese do seu mentor Paulo Furtado, também autor do "one man show" - também inspirado num universo entre os "fifties" e os filmes americanos de série B - "the legendary tiger man".

Há outros exemplos e outras bandas, mas pretendia apenas com este texto salientar a - por vezes escondida - diversidade da cena Rockabilly existente em Portugal.

Keep on Rockin'
The Hepcat Jay

2 comentários:

The LUCKY DUCKIES disse...

Gostei muito deste blogg! Obrigado pela referência aos Lucky Duckies.
Quanto ao "Rockabilly", foi para nós um ponto de partida há 20 Anos, que adorámos, mas de forma enciclopédica acabamos por evoluir para géneros americanos "primos" ou "irmãos" do rockabilly, e até para parentes afastados como clássicos latinos e italianos. No fundo levou-nos à imensa variedade de sons que a America aprefilhou em Las Vegas nas décadas de 40, 50, e principios de 60. Os Lucky Duckies cultivam o Glamour & Nostalgia, e confessam que abominam todas as tendências woodstóckicas, e falta de talento dos Beatles. Dois homens influenciaram directamente a nossa odisseia: Dean Martin e Elvis. Graças a eles entrámos num circuitos onde fomos beber sabedoria a Nat King Cole, Sinatra, Tony Bennett, Bing Crosby, Jerry Lee Lewis, The Platters, The Drifters, Doris Day, Patsy Cline. Somos também fãs do trabalho desenvolvido por todas a bandas rockabilly do panorama nacional como os Texabilly, etc.

Anónimo disse...

Marco António mistura muita coisa,porém há que ter cuidado com os temperos dessas saladas
frias...P.S.Esqueceu o AfonsoI. Ass:Adriano